Gestão em Foco

Projetos Articulam Ensino, Pesquisa e Extensão.

O projeto de ensino sobre Mobilização Universitária é uma demanda da disciplina de Administração I, do curso de Sistemas de Informação da UFVJM, que trabalha com conteúdos relativos à Teoria Geral da Administração. O objetivo principal é estimular uma vivência na qual os estudantes possam experimentar, testar e desenvolver habilidades necessárias ao administrador como planejar, organizar, liderar, controlar e executar.

Trabalhando em equipe, planejam eventos de mobilização sugeridos pela supervisora dos eventos, no caso, a professora da disciplina. Desde 2010, foram realizados diversos eventos, tais como: Controle de Zoonoses, Doação de Sangue, Troca de Livros, Evento de apoio a entidades como APAE, Asilo Frederico Ozanan e organização de palestras. As reuniões dos grupos acontecem na sala de aula, em horários predeterminados e, também, fora do horário da disciplina, mediadas por encontros virtuais para maximizar o tempo. Todas supervisionadas pela docente da disciplina.

Além dos projetos, que é o plano maior do evento, todas as atividades são desmembradas em planos de ações secundários, nos quais cada membro da equipe se responsabiliza pela execução de uma tarefa, com prazos definidos, cuja supervisão e controle são realizados por lideranças escolhidas pelos próprios discentes.

São vários os desafios encontrados para a realização destes eventos, entre eles, ausência de recursos financeiros, dificuldades dos discentes em coordenar os esforços individuais dos membros da equipe, tempo reduzido. Desafios estes que sempre foram superados por meio de pesquisas, contatos e articulações com membros da comunidade externa, especialistas sobre os temas, contatos para aquisição de patrocínios e pesquisa sobre o funcionamento administrativo da universidade para obtenção de cessão de espaço e uso de equipamentos.

Acredita-se que, com estas experiências, os estudantes poderão exercitar as habilidades exigidas pelo processo administrativo e vivenciar os grandes desafios cotidianos desse profissional tão importante para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país.

Veja abaixo alguns dos Projetos execultados:

2014: Vida Saudável

O evento CUIDE-SE E VIVA MELHOR !, teve como objetivo a promoção e prevenção à saúde, atuando nos seguintes aspectos: Incentivar as pessoas a cuidarem da saúde ; Alertar sobre os riscos de adquirirem Hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares como consequência da obesidade e elevação da circunferência abdominal.

REPERCUSSÕES:

Divulgação TV Vale

 

Depoimentos:  

 

2015/01: I Circuito de Informação

O EVENTO O I Circuito de Informação foi realizado no dia 20 de junho de 2015, teve como objetivo oferecer informação de qualidade à comunidade Diamantinense sobre assuntos como finanças, saúde, mercado de trabalho, e cultura. Realizado no Campus I da UFVJM, o eventos dividiu-se em apresentação de painéis (apresentados no Espaço JK) e palestras (realizadas no Anfiteatro do Campus).

REPERCUSSÕES:

04
05

 

2016/01: Sisten

O evento denominado: “SISTEN: A nossa história”, consistiu em um evento em comemoração aos 10 anos do curso de Sistemas de Informação. No evento houve o lançamento de um protótipo da revista eletrônica comemorativa: “Uma década de Informação em Sistemas”( ). Todo o evento visou oferecer um registro da memória do curso, apresentando narrativas de docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos sobre conquistas e os desafios vividos. Também foi apresentado as parcerias realizadas para desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que são demonstrações da seriedade e comprometimento das ações do curso para com a sociedade local.

REPERCUSSÕES:

                 

2016/02: I Jornada de Mobilidade e Acessibilidade em Diamantina

O evento denominado: I Jornada de Mobilidade e Acessibilidade em Diamantina com exposição itinerante “Por onde não andei”, ocorreu durante o mês de março, tendo como parte de suas atividades duas palestras, que foram integradas às atividades da 5ª Semana de Integração da UFVJM – SINTEGRA. Tendo como objetivo sensibilizar a comunidade diamantinense, turistas e estudantes em relação a acessibilidade e a mobilidade urbana em Diamantina, foram promovidas, para efeito de sensibilização, dois dias de exposição com fotos de cidades históricas adaptadas e panfletagem sobre a importância da acessibilidade urbana a todos os cidadãos, especialmente às pessoas com necessidades especiais. Os locais escolhidos para as exposições foram a praça do Mercado velho no sábado pela manhã, na praça do Sagrado Coração de Jesus na segunda a tarde. Na terça-feira ocorreram as palestras do Senhor Murilo Lopes da Costa, que como cadeirante expôs a sua experiência como cidadão e a do Senhor Wagner Britto, advogado e Mestre em Ciências e Saúde pela UFVJM, cuja dissertação é sobre “Pessoas com deficiências motoras e o conhecimento de seus direitos fundamentais: o caso de Diamantina.

REPERCUSSÕES:

2017/01: ProgramAção

O evento consistiu na realização de uma feira tecnológica na Escola Estadual Profa. Ayna Tôrres, em Diamantina, para levar aos alunos atividades acadêmicas e de entretenimento com o objetivo de divulgar o curso. O evento denominado ProgramaAção, também se caracteriza como um projeto de extensão e foi realizado no dia 12 de setembro de 2017, às 13h50, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), do curso de Sistemas de Informação e com apoio da Gráfica Fênix.

REPERCUSSÕES:

2017/02 Gestor Virtual: um sistema para auxiliar as agências governamentais responsáveis pela gestão e manutenção de estradas, iluminação pública e saneamento.

Os estudantes da disciplina de Administração I do curso de Sistemas de Informação, em grupo, desenvolveram um aplicativo móvel para responder a uma demanda social, proposta pela docente da disciplina que orienta o projeto. Neste, a população Diamantinense terá condições de registrar informações e fotos de espaços urbanos em situação de precariedade tais como: buracos no asfalto, lixos não recolhidos, terrenos abandonados com mato alto, vazamento de água e enviar as informações, por meio do celular, ao órgão responsável na prefeitura municipal. O aplicativo denominado, Gestor Virtual, foi promovido pelo grupo por meio das redes sociais e apresentado em evento específico realizado no dia 12 de março de 2018, no prédio de Sistemas de Informação.

REPERCUSSÕES:

2018/01 Gestor Virtual: um sistema para auxiliar as agências governamentais responsáveis pela gestão e manutenção da pavimentação, iluminação pública e saneamento

Os estudantes da disciplina de Administração I do curso de Sistemas de Informação, em grupo, neste semestre, continuaram com o desenvolvimento do aplicativo móvel, respondendo a uma demanda social, que contou com a participação da prefeitura municipal como parceira fundamental. A proposta do aplicativo, inicialmente foi feita pela docente da disciplina que orientou todo o processo do projeto desde o período 2017/2.

O aplicativo busca apresentar uma solução para os problemas de infraestrutura das vias públicas e saneamento básico na cidade de Diamantina/MG. Através do aplicativo, o cidadão vai apontar o problema, enviar uma foto registrada com a câmera do celular, fazer observações mais detalhadas sobre a demanda, sinalizar o local através do GPS (atualmente a maioria dos smartphones possuem essa tecnologia) e reportar diretamente ao setor responsável, encurtando assim a relação entre as secretarias municipais e o cidadão. Vale salientar que o aplicativo envia um e-mail para a prefeitura com as especificações da demanda, bem como para o cidadão que, a partir de então, passa a acompanhar e fiscalizar a resolução do problema.

O evento do dia 03/08/2018, foi mais um passo no sentido da consolidação do aplicativo, pois foi mais uma vez apresentado as suas funcionalidades a comunidade no sentido de pensar na contribuição que a população pode dar ao aperfeiçoamento do aplicativo. Foram varias as etapas realizadas pelo grupo para que o aplicativo chegasse até esse ponto, desde uma consulta pública sobre a viabilidade do mesmo, culminando com o evento que também apresentou o ponto de vista do gestor municipal na figura do vereador Lucas Werneck. Ainda há muito o que ser feito, mas depois do evento sentimos que estamos andando na direção correta.

REPERCUSSÕES:

             

 

2018/02: Tecnologias transformadoras: Turismos, Oportunidades e Serviços

Os estudantes da disciplina de Administração I do curso de Sistemas de Informação, em grupo, estão desenvolvendo um aplicativo móvel para responder a uma demanda social relacionada a busca de trabalho e emprego. O Objetivo é conectar o maior número de pessoas a oportunidades de trabalho, emprego e serviços, e facilitando a visibilidade e a possibilidade de aumentar os seus rendimentos, sejam profissionais autônomos ou não. Outro projeto relacionado ao apoio ao Turismo, teve como objetivo o desenvolvimento de um site no qual os equipamentos culturais e o Patrimônio material e imaterial da cidade Diamantina poderão ser visualizados por qualquer pessoa do mundo. Os projetos foram desenvolvidos durante o semestre 2018-2 nas aulas de administração I, do curso de Sistemas de Informação, orientado pela docente da disciplina.

Para efeito da divulgação dos produtos desenvolvidos, foi planejado, pela turma da disciplina, um evento Tecnologias transformadoras: Turismos, Oportunidades e Serviços, que ocorreu no dia 23/01/2019, no prédio de Sistemas de Informação, para publicizar as iniciativas tecnológicas e iniciar diálogo com a comunidade acadêmica e externa. O objetivo era promover e receber sugestões sobre os trabalhos até então desenvolvidos.

REPERCUSSÕES: