Sobre nós

Observatório da Gestão de Instituições, Empreendimentos e Negócios de Diamantina – OGIEND

O Observatório da Gestão de Instituições, Empreendimentos e Negócios de Diamantina – OGIEND, evoluiu de um outro projeto de extensão denominado Observatório do Trabalho e do Trabalhador de Diamantina– OTTD, registrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura sob o número  030.2.039-2017. Apresentava como objetivo a construção de um site para interação e divulgação das formas, condições e relações de trabalho diagnosticadas na cidade de Diamantina, Minas Gerais, devendo, ao longo do tempo, abranger outras localidades e distritos que fazem parte da região do Alto Jequitinhonha. Desde o momento de sua criação, o conteúdo do site foi alimentado, semestralmente, com novas publicações de discentes da graduação e pós-graduação, frutos de projetos de ensino, pesquisa e extensão, em formato de revistas digitais e vídeos-depoimentos sobre o objeto mencionado. Todos estes vinculados a disciplinas de Administração e Gestão. Dessa maneira, os estudantes, em contato com as teorias administrativas que visam apoiar o desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais para o aprimoramento do processo de tomada de decisão gerencial, tais como: planejamento, organização, direção, execução e controle, foram os responsáveis pelas pesquisas de opinião, organização e registro das informações, tabulação, análise dos dados, elaboração, edição da revista eletrônica e edição de vídeos-depoimentos que compõem o Observatório.

No entanto, percebeu-se, ao longo da prática de ensino, que as propostas de realização de análises de estruturas organizacionais, elaboradas em sala de aula, traziam resultados que extrapolavam a dimensão das relações de trabalho e emprego. Estes estudos trouxeram à tona, de forma muito oportuna, uma heterogeneidade de situações, relações e condições objetivas de empreendimentos, instituições, e trabalho, que compõem de maneira dinâmica e específica, articulando avanços e retrocessos, o mercado de trabalho diamantinense. Além disso, percebeu-se que na cidade de Diamantina, há um grupo de pequenos empreendedores, gestores de instituições e empreendimentos sociais e de negócios que possuem experiências derivadas das ameaças e oportunidades da economia local que necessitam ser conhecidas e compartilhadas, a fim de que a força de trabalho formada e qualificada pelos cursos da UFVJM possam ser capazes de compreender a dinâmica socioeconômica local, identificando oportunidades de empreender e de trabalhar na cidade.

Dessa forma, o conteúdo do site não será produzido apenas pelos discentes da graduação e pós-graduação, mas também pelos gestores locais que queiram compartilhar o seu conhecimento com toda a comunidade acadêmica. Essa é a interação que se espera provocar com o site do observatório.

Os assuntos tratados, até o momento pelos estudantes de graduação, foram: o perfil dos empreendedores do setor alimentício do centro da cidade de Diamantina, o perfil do trabalhador do centro histórico, o perfil das lojas de artesanato da região central, análises das estruturas organizacionais (organograma, layout, distribuição do trabalho e processos administrativos) de instituições educacionais, de saúde, de negócios financeiros e, de empreendimentos privados; e pelos alunos de pós-graduação: vídeos-depoimentos com gestores e estudantes das instituições públicas educacionais sobre suas percepções sobre a gestão das instituições educacionais brasileiras. Todas estas informações estão disponíveis no site desenvolvido e mantido até o momento por bolsistas.

Importante esclarecer que além de cuidar da manutenção do site, os bolsistas também auxiliaram no processo de edição e diagramação das revistas, dos livros, mediarão a produção de conteúdo oferecida pelo site em vídeos-depoimentos e entrevistas.

Pelo exposto, foi inevitável a mudança de nome do projeto para Observatório da Gestão de Instituições, Empreendimentos e Negócios de Diamantina – OGIEND, que se considera mais adequado as atividades que estão sendo realizadas.

Objetivos Gerais:

  1. Desenvolver o site do Observatório da Gestão de Instituições, Empreendimentos e Negócios de Diamantina – OGIEND, compartilhando conteúdos oriundos de análises organizacionais realizadas por estudantes e experiências de gestores diamantinenses.

Equipe desenvolvedora do site:

 

Geruza Tomé de Fátima Sabino – Coordenadora do Projeto
Henrique Almeida – Publicações das revistas
Hiana Ferreira Santos – Desenvolvimento Web